Olá, pessoal. Como vocês estão?

Resolvi aproveita a deixa da matéria de ontem da Laura sobre o lado sombrio e luminosos dos games e trazer uma postagem sobre RPG. De todos os estilos de jogos o RPG é o meu favorito, mas o que é RPG? É a sigla inglesa para Rolling Play Games, que significa, no português, jogo de interpretação de personagens. Também é um gênero de videogames, onde que você desempenha o papel de um personagem fictício de acordo com o jogo que você estiver jogando.


Existem muitos tipos de opções de jogos, de personagens e de mundos, mas para não me aprofundar nessa parte que vou deixar para outra postagem, o tipo de RPG que eu quero falar hoje é o RGP tradicional ou RPG de mesa. Algum tempo atras quando vídeo games portáteis e consoles não era um opção, as pessoas se reuniam nas casas dos amigos para jogar este tipo de RPG. Hoje em dia com tanta facilidade de acesso, e com a internet repleta de opções de jogos, está bem mais difícil encontrarmos uma mesa de RPG.

Mas como funciona esse jogo? Pra começar os jogadores tem acesso a um livro de base, onde você vai pode escolher o seu personagem e as características, como, raça, classe, personalidade e a história por trás do personagem. Você tem um ficha pra ajudar, que é onde você vai colocar todas as suas informações do jogo, habilidades, a maior parte das pontuações, a sua quantidade de vida, vem tudo bem explicadinho no livro do jogador. O livro é tão detalhado que, o que nós usamos para jogar tem certa de 300 páginas de instruções, com desde referência de qual armas que você pode usar, quais não, por são adequados do seu porte, dicas de nomes para você usar, até o que você está carregando na sua bolsa.

Minha ficha no roll20.net

Qual o objetivo no jogo? Assim como todo o resto quem escolhe qual o seu objetivo na partida é você mesmo, desde que tenha coerência com o personagem que escolheu. Por exemplo, você não pode se um monge bom e querer riqueza e poder como objetivo, seriam informações conflitantes.

Como jogar? O de mesa RPG é baseado em turnos, quando uma batalha está acontecendo, ou alguma interação que requer que cada jogador tenho que desempenhar a sua ação, haverá uma tiragem de dado para iniciativa, que começa jogando, e ai você pode se mover e fazer uma ação, seja atacar, conjurar uma magia, curar alguém.

Dados - Tudo no RPG de mesa é decido com dados. Pra começar você gira o dado pra saber quais vão ser os seus valores de atributos, nas lutas é o dado que decide se você vai acertar ou não e qual dano causará. São usados, D&D que é o jogo que nós usamos, do d4 ao d100.

Mestre - Pra ajudar e orientar nós temos um mestre, que é aquele que cria toda a história, o cenário, a época, os npc's que você vai encontrar durante o jogo, sejam eles amigos ou inimigos e até alguns sistemas, para isso existe o livro do mestre que é de onde ele tira todas as informações que ele precisa.

RPG nos dias de hoje - o RPG de mesa não é mais tão comum, mas ainda existem muitos grupos , clube que são criados com pessoas interessadas em jogar e também vários sites que ajudam você conseguir jogar e encontrar pessoas que também querem com maior facilidade. Além de fornecer uma ajudar visual muito legal, que antes era feito através de tabuleiros, disponibilizam, as vezes, áudio e vídeo pra deixar tudo com mais cara de "RPG de mesa". O que eu uso com os meus amigos é o https://roll20.net/ que não deixa nada a desejar, então quem quiser testar entra lá e dá uma conferida.


Vale a pena ressaltar, como mostramos nos post anterior sobre games, que o jogo de RPG de mesa não só estimula a sua criatividade como também o seu raciocínio e o desempenho interpessoal. E vocês, já jogaram RPG de mesa? Ou só ficaram com vontade assistindo nas séries de TV o pessoal jogar?






Um Comentário

  1. Eu gostaria muito de jogar RPG de mesa, mas nunca encontrei alguém que topasse jogar comigo. É a vida XD Gostei muito do post :)

    http://diveinthis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir