Boa Tarde, leitores queridos.

O sorteio da nossa promoção #SouDescolado já saiu e vocês podem conferir o resultado, aqui.

Recentemente iniciei a leitura de um livro muito interessante, "As melhores Lendas Japonesas" de Carmen Seganfredo. Achei tão legal que resolvi compartilhar um pouco com vocês. 




Muitos otakus e geeks tem um interesse diferenciado pela cultura japonesa, como eu, e nesse livro conheci alguns outros personagens místicos que os japoneses criaram e talvez até tenha gente que acredite realmente neles. Apesar de já ter assistido muitos animes novos e antigos nunca tinha visto algo parecido, ou não sabia a origem. Outra coisa interessante em relação as lendas japonesas é que, quase sempre, elas tem uma moral no final.

O personagem (se é que posso chamar assim), que me deu muita curiosidade foi o Kappa ou Kawako, que é um yokai aquático do folclore japonês. As lendas contam que ele ele é uma criatura que tem pés e mãos de sapo, rosto de macaco e o casco de tartaruga, acreditem que a parte mais esquisita vem agora, no topo da cabeça ele tem uma deformação em forma de pires que deve permanecer sem cheia de água para de o monstrinho consiga preservar seus poderes sobrenaturais e sua força incrível.

A lenda também conta que apesar de geralmente muito maldosos, os kappas também são inteligentes e honrados e que os humanos aprenderam arte de curar ossos fraturados com um kappa.

Mas como todo monstro tem seu ponto fraco, os kappas podem sem subjugados de algumas maneiras. Sua comida preferida é o pepino, e conta-se que escrever o nome de seus entes queridos na casca de um pepino e jogá-lo num lago ou rio, projete essas pessoas, pois ao aceitar comer o kappa se vê obrigado a não fazer mal a essas pessoas. Até os yokais tem palavra, rsrs.



Como minha curiosidade não tem fim descobri alguns animes que inspiraram-se nesse persongem ou até o usaram: 

- Sagomon e Shawjamon são Digimon inspirados nos kappas.
- Psyduck e Golduck são Pokémon inspirados nos kappas.
- Lombre é um Pokémon inspirado nos kappas.
- Harry Potter - No terceiro ano, o professor Lupin ensina para seus alunos sobre os kappas.
- Nitori Kawashiro é uma kappa na série de jogos Touhou Project. Enquanto que em forma de garota, ela ainda conserva características dos kappa do folclore: vive num rio, adora pepinos, e usa uma grande mochila que assemelha-se a um casco de tartaruga.
(Fonte: Wikipédia)

Pokemon: Lombre


Ainda tenho muita coisa pra falar sobre as lendas japonesas, mas por hoje é só. ^^
Compartilhem sua opinião conosco nos comentários e também pela na nossa fan page no facebook. ^^

Beijinhos 
Jeh-chan ^^



4 Comentários

  1. Eu amoo a cultura japonesa *--* ♥
    Tenho aula de japonês e adoro quando tem algo cultural na aula, uma vez a sensei levou um monte de livrinhos com lendas japonesas :)

    Atéé^^
    http://shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão legal as coisas que a gente descobre todo dia sobre o Japão assistindo animes e pesquisando na internet é tanta coisa que parece q nunca vai ter fim. ^^

      Jeh-chan

      Excluir
  2. Adorei seu blog. :3

    http://am0r-0taku.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Momoi.
      Também adoro dar uma passadinha no Amor Otaku. ^^

      Jeh-chan

      Excluir